4 cuidados essenciais na hora de comprar ou alugar um imóvel

16 de abril de 2019

Nós sabemos que comprar ou alugar um imóvel não é tarefa fácil. E existem 4 cuidados que são essenciais para você.

É comum que pessoas que queiram comprar, alugar ou até mesmo trocar de casa ou apartamento tenham algumas dúvidas ou não saibam exatamente o que precisam levar em consideração. Ou ainda, em muitos casos, não sabem nem como começar.

Se você está nessa situação, não fique preocupado, na verdade você é como a grande maioria das pessoas.

Por isso trouxemos essa dica, com 4 cuidados que consideramos essenciais para você ter na hora de comprar ou alugar um imóvel.

1. Você precisa saber o tipo de imóvel que quer morar

Parece até óbvio demais falar isso. Mas esse, além de ser o primeiro passo, ainda é um gargalo quando se trata de encontrar o imóvel dos sonhos.

Muitas vezes o cliente está decidido em comprar um imóvel, sabe até qual valor pode chegar mas não sabe o mais importante: que tipo de imóvel ele quer.

Dessa forma, após decidir se o ideal para você é uma casa, um apartamento ou sobrado, a próxima decisão é o bairro onde você quer se estabelecer.

Uma dica bem importante e que cabe aqui é: tenha pelo menos três opções em mente e leve em conta a estrutura de serviços, comércios e a facilidade de deslocamento. 

Tudo isso vai ser fundamental para a sua rotina depois que você estiver instalado no seu novo lar.

2. Verifique os arredores

Considere reservar algumas horas do seu dia para visitar as ruas e as redondezas de onde o imóvel se encontra.

Se você busca calma e tranquilidade, por exemplo, uma casa próxima a feiras-livres, bares, restaurantes ou boates pode não ser uma boa pedida para você, uma vez que esses ambientes costumam gerar um número grande de pessoas circulando no lugar.

Agora, se você prefere a agitação da noite, uma rua próxima a bares talvez seja o ideal para o seu caso.

O importante é você sempre olhar esses detalhes com atenção pensando no seu futuro.

3. Considere contratar um Corretor de Imóveis

Saber de preço de mercado, entender de valorização dos imóveis e até ter que negociar e barganhar o preço do imóvel que você deseja são partes comuns desse precesso de compra ou aluguel.

É aqui que entra a importância de um corretor, uma vez que ele é um profissional especializado nesse tipo de assunto.

O corretor poderá te auxiliar na busca do lar dos seus sonhos, te indicará os bons e maus negócios e certamente vai te ajudar  na negociação.

Agora uma dica extra aqui: contrate um corretor que te passe segurança, afinal é ele quem vai te ajudar na realização dessa aquisição que é tão importante para a sua vida.

4. Análise financeira

Na hora de fazer o negócio é imprescindível fazer uma análise financeira adequada ao tipo de imóvel que você pretende adquirir.

Seja ele novo, usado ou que ainda esteja na planta.

Agora que você tem as 4 dicas essenciais para dar o primeiro passo na busca da realização do seu sonho, certifique-se de estar com todos os documentos necessários em dia e bom negócio!